Há um pouco mais de 25 anos, um americano chamado Tim Berners-Lee construia o conceito de world wide internet, o famoso “www” que você agora colocou tantas vezes antes do endereço de um site. Atualmente bilhões de pessoas em todo o mundo utilizam a rede mundial de computadores e devem entender como criar um web site pra poderem se afirmar deste meio.
Segundo estudo efetuado pelas organizações HootSuite e We Are Social, o Brasil retém hoje mais de 139 milhões de usuários ativos pela web. Isso representa nada menos do que 66% da população. Em um assunto como esse, fica descomplicado entender a importância de ter um blog para teu negócio. Independentemente do teu nicho de atuação, se você representa uma enorme empresa de cosméticos ou se comercializa pequenos artesanatos, um web site é a melhor forma de se notificar com potenciais freguêses. No momento em que aliado às redes sociais, portanto, apresenta grandes probabilidades!
Apesar deste volume altíssimo de internautas brasileiros, gerar websites ainda é um mistério pra amplo parcela da população. E é justamente em vista disso que resolvemos montar um assunto completo, que vai te ajudar desde os primeiros passos até as configurações mais avançadas. Vamos começar descrevendo os motivos que fazem do blog uma das principais peças da tua estratégia de marketing e, bem como, como ele ajudará a gerar excelentes resultados para seu negócio. Logo depois, entraremos em alguns pontos um pouco mais técnicos, como o registro de domínio e a compra de servidores pra hospedagem.
No final das contas, daremos dicas sobre a utilização de modelos, otimização pra Seo (otimização para motores de buscas) e algumas configurações que ajudarão seu web site a aparecer nos resultados da Google. A experiência do freguês assim como será abordada e explicaremos como ela poderá acrescentar consideravelmente seus ganhos! Continue a leitura e se lembre de deixar um comentário em caso de perguntas pra amparar como construir um site.
Você prontamente viu, logo pela introdução deste tema, que o Brasil conta com mais de 139 milhões de usuários pela web. Um dado intrigante, proveniente do mesmo estudo praticado pela HootSuite, mostra que o brasileiro passa, em média, mais de oito horas por dia conectado à rede rua pc. No caso dos tablets e celulares, este volume é um pouco pequeno: Três horas por dia. 8 horas por dia como média de tempo conectado é muita coisa.
É praticamente um dia de trabalho pro cidadão comum. Isto sem revelar com as três horas no smartphone, quando ele poderá estar no ônibus, em moradia ou até já no bar com os amigos (e lendo para o smartphone). Além do mais, é menos difícil ter o celular por perto para as ações mais simples, como procurar um restaurante, do que sentar em frente ao pc para fazer essa busca.
Dessa forma é primordial você saber como elaborar um web site. Imediatamente houve um tempo em que o senso comum da população desconfiava das compras on-line. Várias pessoas tinham horror de colocar as informações do cartão de crédito, a título de exemplo, em web sites de organizações que, quando estavam nas lojas físicas, compravam tranquilamente usando essa forma de pagamento. Um dos principais fatores que levaram a essa alteração de hábito de consumo são os preços oferecidos nas lojas virtuais.
Esse episódio, somado à educação do brasileiro sobre o assunto segurança digital e boas práticas no comércio eletrônico, estão transformando a forma como interagimos com as marcas, inclusive nas lojas físicas! Nos dias de hoje, é muito comum tocar o smartphone pra examinar se pela web o valor de um objeto é ou não mais barato. E o fato é que, geralmente, esse valor é menor!
Enormes fatores possibilitam que as lojas online cobrem preços muito inferiores pelos mesmos produtos vendidos nas lojas físicas. Ao oposto de uma loja no shopping, tuas vendas não estão limitadas a um ambiente ou público específico. É possível vender pra todo o país e até já para fora dele! Organizações de entrega como os Correios oferecem uma série de facilidades para e-commerces que vendem bem. Neste sentido, é possível negociar facilidades como o frete sem custo algum (onde o valor podes estar embutido no item) ou outras peculiaridades do seu segmento.
Quando você tem uma página no Facebook, tais como, está sujeito a todas os critérios impostas pela mídia social. O que você podes ou não publicar, os valores que precisa pagar pra exibir seus conteúdos para o público que neste instante te segue, tamanho das imagens, quantidade de texto, entre vários outros detalhes. Nesta hora, o teu blog é a tua casa (ou loja), e nele é você quem manda! É claro que existem regras — como as de S.e.o., que abordaremos mais adiante — e também o prazeroso senso — fundamental para não espantar os potenciais consumidores.